11/02/10 - Saída 09:00 hs – Iquique - Chile
Destino : Chuquicamata - Chile
Distância: 510 Km
Saímos “meio atrasados” para nosso destino do dia: Visitar a maior mina de cobre do mundo, a Codelco (Cia Estatal do Chile), onde extraem cobre com 99,7% de pureza!
Dá-lhe asfalto e correria! Tínhamos que estar em Chuquicamata até as 14:00 hs, horário da visita. Mal deu tempo pra abastecer em Tocopilla (desta vez aprendemos) e seguimos voando pelo deserto, chegando em Chuquicamata às 13:52 hs, e graças a algumas desistências, conseguimos 2 vagas para a visitação!
Conquistada pelo Chile após vitória sobre a Bolívia na Guerra do Pacífico, a mina é um imenso buraco no solo de 5 Km de largura por 1 Km de profundidade, onde à 100 anos, ingleses e americanos começaram a explorar as riquezas minerais, até ser estatizada pelo governo de Salvador Allende.
Após uma rápida exposição da guia sobre a extração do cobre, e a história de Chuquicamata, cidade que foi construída para residência dos empregados da mina e teve cerca de 20 mil habitantes, posteriormente foi obrigada a evacuar e migrar para Calama devido à intensa poluição ambiental (principalmente do solo). Hoje vê-se uma imensa estrutura com ruas, casas e prédios totalmente desabitados.
O que mais impressiona, além do tamanho da cratera, são os caminhões que fazem o transporte das rochas contendo o minério (até 400 toneladas de capacidade de carga).
Depois da visitação, que tem duração de 01:30 hs, seguimos para San Pedro de Atacama, onde pousamos para a viagem de volta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário