quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

10/02 - Iquique - Chile

10/02/10 - Iquique - Chile

Passeios por Pisagua e o “Oásis” de Pica

Saímos por volta das 9:00 horas para conhecer um pouco mais do norte Chileno, e nos dirigimos até Pisagua, aproximadamente 160 Km de Iquique.

Pisagua, cidade fundada em 1611 pelos Peruanos com objetivo de ser uma base para deter o tráfico ilegal de ouro e prata dos piratas ingleses e holandeses das importantes minas de Potosi e Oruro.

Em 1879 foi ocupada e tomada por tropas do Chile na Guerra do Pacífico, passando a pertencer ao território chileno. Mais tarde foi importante porto para exportação de salitre, onde possuía importante ferrovia.

Quando o "boom" do salitre chegou ao fim, o porto de Pisagua poderia manter algum grau de importância por causa de seu novo papel na indústria de farinha, mas no final da década de 1950, Pisagua perdeu a maioria de sua população e base econômica e entrou em declínio. Hoje o lugar tem cerca de 250 habitantes.

Devido à sua região geográfica (oceano à frente e um grande deserto atrás), Pisagua foi utilizada por diversas vezes desde sua fundação, como local para prisioneiros. Mais recentemente de prisioneiros políticos durante o regime de ditadura de Augusto Pinochet. Muitos corpos e sepulturas foram encontrados após o fim do regime.

Abaixo algumas fotos:  👇👇👇










Andamos por mais 130 Km pela Ruta 5 atravessando o deserto; importante registrar que não há postos de gasolina neste trajeto. Uma importante dica do Jorge foi pararmos na rodovia para um lanche, pois ao lado funciona um posto de combustível “genérico” em que é possível comprar gasolina em galões de 5 e 10 litros(abaixo a foto).





Passamos por algumas pequenas cidades até chegar a Pica, oásis no meio do deserto. A névoa que vem do oceano Pacífico ajuda na formação da vegetação da área, com árvores tropicais cercadas de montanhas e vulcões.

Tempo para um pit stop, água e uma sombrinha!




Retornamos à Iquique por volta das 17:30 horas e passamos na oficina do Jorge, onde o Paulo pode trocar o jogo de pastilhas de sua moto e tiramos algumas fotos com o Jorge e a sua scooter BMW.






Retornamos ao hotel e por volta das 19:30 horas seguimos de táxi para a zona franca “Zofri” para umas comprinhas!

Jantamos à beira mar num restaurante japonês bem legal, com algumas variações de receita, à base de avocado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário