segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

08/02 - San Pedro de Atacama – Chile

08/02/10
San Pedro de Atacama – Chile
Geysers Del Tatio

Chegou o dia do passeio mais esperado: Os Geysers Del Tatio! Não vão pensando que é moleza não! Acordamos 3:30 horas de la matina para nos prepararmos! O “busão” passaria no hotel entre 4:00 e 4:30 horas. O pessoal das agências de turismo botam tanta “pilha” que fizemos logo 2 garrafas de chá de coca para o desajuno! Também caprichamos na proteção do frio, pois quando chegamos aos Geysers, eram aproximadamente 6:30 horas e a temperatura estava em torno de 3 graus negativos. 
Obs: Até agora levamos a “segunda pele”(vestimenta para o frio) pra passear!

Usamos calça Jeans, camiseta, moleton e por cima capa de chuva (por causa do vento), luvas e gorrinhos de esquiar!

Realmente é surpreendente o fenômeno dos Geysers! Nosso guia aproximou o grupo a um dos inúmeros buracos do solo (Terra+Pedra+Sal) e começou a explicar o fenômeno que iríamos assistir. Até então só uma fumaça branca da evaporação da água saía do tal buraco! Um barulho de borbulha (água fervendo) e o Davi disse: Preparem as câmeras, daqui dois minutos vai começar! A exatos dois minutos, a 115 graus de temperatura a água começa a jorrar como um chafariz e com grande quantidade de vapor!













Segundo ele há dois tipos de geysers, os estáveis e os instáveis. Os estáveis são aqueles que permanecem por longo período emitindo vapor numa quantidade menor e constante. Os instáveis são o espetáculo! Com hora marcada fazem o “show” e depois que a temperatura se estabiliza por volta dos 85 graus cessam suas atividades. Depois de um cafezinho (incluído) no passeio, visitamos o "povoado"de Machuca com seus exatos 7 habitantes. A atração do local é o famoso espetinho de Lhama! Retornamos à cidade por volta das 13:30 hs.









Como era nosso último dia em San Pedro, decidimos emendar outro passeio; desta vez para o Vale de La Muerte e Vale de La Luna. Saída às 16:30 horas e embora sejam os mais próximos da cidade, esses dois passeios são os que mais cansam! Os guias param para caminhadas, pequenas escaladas entre pedras e areia em baixo de um sol de rachar o “côco” e uma temperatura lá pelos 40 graus!















Nota: Neste passeio, o busão que arrumaram, estava com Ar Condicionado quebrado e as janelas não abriam. Aqui vale uma dica a quem pretende fazer esta viagem: Contratem os passeios para fazer de Van. É mais confortável, mais prático e mais rápido!


Nenhum comentário:

Postar um comentário